ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL FEVEREIRO/19: R$631.000,00 (+R$12.000,00/+1,93%)

RESUMO: décima terceira postagem de atualização patrimonial mensal do blog. Um mês padrão: despesas, aportes e rentabilidade dentro da média.


DESPESAS

ALIMENTAÇÃO...R$ 700,00
MORADIA.....R$ 2.800,00
EDUCAÇÃO....R$ 1.000,00
SAÚDE.........R$ 500,00
TRANSPORTE....R$ 300,00
DOAÇÃO......R$ 1.500,00
LAZER.......R$ 1.000,00
TOTAL.......R$ 7.800,00

Despesas de um casal sem filhos vivendo em uma área central de uma capital. Os gastos são divididos com minha esposa proporcionalmente ao salário de cada um. Os valores acima dizem respeito apenas à minha contribuição.

Gastos com lazer um pouco acima da média em razão de uma viagem de alguns poucos dias.

PATRIMÔNIO

APORTES: +R$ 10.000,00

POUPANÇA.........R$ 22.000,00
PREVIDÊNCIA.....R$ 106.000,00
RENDA FIXA
   PRÉ-FIXADO..........R$0,00
   PÓS-FIXADO...R$ 117.000,00
   INFLAÇÃO.....R$ 130.000,00
   FUNDOS........R$ 26.000,00
MULTIMERCADOS...R$ 112.000,00
RENDA VARIÁVEL...R$ 67.000,00
INTERNACIONAL ...R$ 52.000,00
TOTAL...........R$ 631.000,00

Rentabilidade da carteira mediana. Houve um certo movimento de correção depois do oba-oba do mês passado. Meus novos aportes, além daqueles automáticos para a previdência, estão focados em renda variável, buscando o equilíbrio entre as classes de ativos que planejei.

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Estou em 27,58% da independência financeira.

Como já expliquei outra vezes neste blog, esse é o montante de uma conta ideal de patrimônio para aposentadoria em comparação com a meta variável de 25 vezes os meus gastos anuais.

Um aumento tímido, mas, ainda assim, um aumento.

Comentários

  1. Ano que vem certeza que voce chega nos 1kk!!! Ainda mais se passar a reforma da previdencia. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria um sonho! Mas em um cenário otimista deve ficar pra 2021.
      Abraços!

      Excluir
  2. Fala JE!

    Grande patrimônio! E um ótimo aporte.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Epicurista, todo mês eu fico impressionado com o tamanho das doeções que vocês realizam, são bastante solidários. Ainda não criamos uma estratégia bem definida para isso. Fazemos doações esporádicas e sem controle. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o único gasto não arredondado. Fixamos um valor fixo e doamos todos os meses. Ainda escrevo alguma postagem sobre a importância que as doações têm para o meu controle financeiro.

      Excluir
  4. Fala Epicurista!

    Também faço essa proporção de divisão de despesas, acho mais interessante, ainda mais no começo de relacionamento/morando junto.

    Em ao objetivo de independência financeira, como estimou esse valor?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho um valor estimado fixo. Uso como base os gastos mensais consolidados dos últimos meses e uma taxa segura de retirada de 4% a.a.

      Não estou com os valores a mão, mas, basicamente:
      Meus gastos nos últimos meses foram de R$ 96.000,00
      Para alcançar essa renda passiva anual a uma TSR de 4%, preciso de R$ 2.400.000,00
      Como estou com R$ 631.000,00, estou a mais ou menos 27% da meta.

      Assim, o valor a ser alcançado vai sendo corrigido pela minha inflação pessoal.

      Expliquei melhor nesse post: https://jardimepicurista.blogspot.com/2018/07/atualizacao-patrimonial-julho18.html

      Excluir
  5. Olá Jardineiro! primeiramente parabéns pelo patrimônio, não é qualquer um no país que tem isso em investimentos. Já investi em fundos e me decepcionei muito, espero que os que está investido não tenha taxa de administração alta. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são altas, mas poderiam ser menores. O bom dos fundos é que têm liquidez, mas espero diminuir a proporção de investimentos neles com os novos aportes.

      Excluir

Postar um comentário