SIMPLIFICANDO O VESTUÁRIO: MINHAS CAMISAS SOCIAIS

Um rápido relato da minha experiência simplificando a vida (e economizando dinheiro) com minhas camisas sociais.

Meu trabalho exige certo grau de formalidade, inclusive o uso indispensável de camisa social diariamente. Devo confessar que não me importo muito com a moda e o meu cuidado com a aparência no emprego nunca foi além do nível mínimo exigido pela empresa. Meu guarda-roupa para o trabalho sempre foi um grande amontado de calças e camisas sociais usadas até o limite do possível.

Passei a analisar minhas roupas durante algum tempo, em especial as camisas sociais que usava para trabalhar, e o quadro a que cheguei foi o seguinte: uma camisa de R$ 50,00 usada uma vez por semana e lavada com a mesma frequência durava cerca de seis meses antes de ficar desgastada demais para os padrões da empresa e ter que ser colocada para escanteio. Assim, considerando o uso de uma camisa a cada dia da semana, eu teria que renovar o conjunto semanal duas vezes por ano, ou seja, um gasto anual de R$ 500,00.

Procurei saber mais sobre a qualidade das camisas e sobre o processo de lavagem - que é o realmente desgasta a roupa, não o uso - com a intenção de traçar uma estratégia para poupar. Adotei, então, duas mudanças:

1- passei a ser mais criterioso na escolha das minhas camisas: agora, compro apenas aquelas de qualidade maior, mais resistentes e que demandam apenas uma lavagem simples. No mínimo, essas camisas suportam o dobro de lavagens do modelo mais barato. Normalmente encontro a peça ideal por R$ 100,00.

2- quando chego em casa do trabalho, a camisa passa por um processo de triagem: se ela estiver suja, suada ou já estiver sendo usada pela segunda vez, vai para o cesto de roupa suja; se estiver limpa, vai para o cabide do segundo uso. A verdade é que trabalhar em um escritório com ar-condicionado por algumas horas não é suficiente para sujar uma camisa. Na minha experiência, mesmo adotando critérios bastante rígidos para avaliar se ela está limpa, normalmente uma camisa usada pela primeira vez merece um segundo uso antes de ser lavada em pelo menos metade das vezes.

Assim, em média, minhas novas camisas de R$ 100,00 permanecem em um estado razoável por cerca de cinquenta lavagens e precisam ir à máquina apenas a cada 1,5 usos. Ou seja, com um uso relativamente intenso, uma vez por semana, a roupa chega a durar cerca de um ano e meio.

Esse tipo de controle me fez ter um guarda-roupa bem mais enxuto - tenho 10 camisas, o que garante um estoque de no mínimo duas semanas sem precisar da máquina de lavar, uma reserva bastante razoável - e meus gastos caíram da média anual estimada de R$ 500,00 para R$ 333,00.

Essa é a minha experiência pessoal e acho que compartilhá-la pode ajudar muita gente, menos pelos números e mais pelo processo de mudança envolvido. As situações individuais podem ser as mais diversas, eu sei que para a maioria das pessoas um gasto de mais de R$ 300 em roupas é inalcançável ao mesmo tempo em que, para outros, usar uma roupa com mais de quarenta lavagens - e, nesse caso, por melhor que seja a qualidade da peça, ela estará visivelmente "gasta" - seria algo inadmissível.

Esses R$ 170,00/ano economizados podem parecer insignificantes para o meu salário, mas é importante notar que tratam apenas de uma rubrica muito específica do meu orçamento: camisas socais usadas para o trabalho. É levando essa mentalidade para outros setores da vida que podemos nos livrar das tralhas que nos impedem de alcançar a felicidade e ainda poupar um dinheiro no processo.

Comentários

  1. Olá JI,

    Muito boa a sua estratégia.
    No meu trabalho não exige roupas sociais. Então, eu vou com roupas casuais.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Uma dica para aumentar ainda mais o ciclo de uso antes da lavagem é usar uma camiseta/camisa branca de algodão por baixo da camisa social (a parte branca aparece na parte superior do peito ou não, depende do modelo, fica a seu critério). A camisa de algodão, além de trazer conforto, absorve o suor do corpo, mesmo em dias quentes, não causa muito desconforto.

    Essa prática é bastante adotada no meio militar. A ideia utilizar essa camisa de algodão como "camisa de sacrifício". Por ser mais barata (em média, 10 reais, tipo Hering), pode lavá-la sempre que necessário, sem precisar passar e lavar toda hora a camisa social, economizando tempo e dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. No meu trabalho também uso camisas sociais e utilizo a mesma técnica que você: uso uma camisa duas vezes antes de manda-la para lavagem, e ainda com aquela impressão que a camisa aguentaria mais um uso, afinal, trabalho apenas seis horas por dia em ambiente climatizado, realmente não suja a camisa.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jardineiro.

    Acabei de descobrir o seu blog, parabéns pelo conteúdo!

    Interessante esta técnica, lembro de alguns colegas que uma vez elogiaram uniformes no trabalho por estes além de simplificarem a escolha da roupa de manhã, também economizar bastante em não comprar roupas caras para trabalho.

    Felizmente, não preciso usar social onde trabalho, então Jeans e camisa polo são suficientes e frescas para o ano todo. Mas ainda assim, suas dicas valeram.

    Outro truque é usar um tom neutro, como preto ou branco, pra todas as roupas de trabalho. Ninguém poderá dizer se você têm repetido as roupas (olha lá ele de novo com aquela camisa assim assada) e você vai estar sempre apresentável ("gente chique usa preto").

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.home.blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário