ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL AGOSTO/20: R$915.014,10

 RESUMO: Trigésima primeira atualização patrimonial do blog. Para mudar um pouco o padrão das atualizações meramente numéricas, vou tentar fazer uma breve análise.



DESPESAS

ALIMENTAÇÃO.....R$ 604,43
MORADIA.......R$ 2.738,68
EDUCAÇÃO......R$ 1.237,76
SAÚDE...........R$ 467,94
TRANSPORTE........R$ 0,00
DOAÇÃO........R$ 2.295,00
LAZER............R$ 37,99
OUTROS..........R$ 144,43
TOTAL.........R$ 7.526,23

São as despesas de um casal sem filhos vivendo em uma região central de uma cidade grande (e cara!). Essa é a minha parte nos gastos familiares, a minha esposa paga outro tanto, mas são despesas menores.

Mais por acaso do que por planejamento, esse mês de agosto eu não comprei muitos supérfluos no mercado (vinhos, queijos, chocolate, etc) e, em vários dias, troquei a carne vermelha por outra opção. O resultado foi uma conta de mercado quase 50% mais barata.

Reforcei as doações. Meus rendimentos não foram muito afetados pela pandemia mas, ainda assim, eu relaxei nas doações dos últimos meses. Doar uma parte significativa dos meus rendimentos foi um compromisso assumido por mim há anos e é algo de relevância ainda maior nesse momento grave. Sendo assim, o aumento dessa rubrica de gastos em agosto foi para compensar os meses passados.

A verdadeira vergonha da minha lista de despesas pode quase passar despercebida: esses R$ 144,43 como "outros" foram quase exclusivamente o pagamento de taxas bancárias. Livrar-se de taxas bancárias é o primeiro passo no despertar da educação financeira e eu havia superado esse ponto, mas, de alguma forma, conforme os anos passam e a gente relaxa, lá estão elas novamente. Preciso passar um pente fino e me livrar (de novo) dessas taxas.

PATRIMÔNIO

LIQUIDEZ DIÁRIA.........R$ 88.719,75
PREVIDÊNCIA............R$ 194.668,66
RENDA FIXA.............R$ 246.130,01
FUNDOS MULTIMERCADOS...R$ 155.282,50
RENDA VARIÁVEL.........R$ 134.039,19
INTERNACIONAL...........R$ 96.173,99
TOTAL..................R$ 915.014,10
RENTABILIDADE DA CARTEIRA......0,65%

Mês de baixa em quase tudo. A parte internacional da carteira segurou o prejuízo. Ficou claríssima para mim a importância dessa classe de ativos.

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Estou em 42% da meta de independência financeira.

A diminuição dos gastos rotineiros durante a quarentena tem elevado rapidamente meu percentual alcançado de independência financeira. A tendência, passado esse pesadelo global, é que esse valor caia ou, na melhor das hipóteses, cresça bem devagar nos próximos anos.

Comentários

  1. Olá!
    Acabei de conhecer seu blog e vou começar a acompanhar.

    Poderia me falar sobre seus investimentos no exterior?
    Quero começar a colocar o pézinho lá fora também.

    Estou te adicionando em minha lista de blogs, vamos manter contato.

    Abraços do Senhor Renda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto te decepcionar mas não tenho nenhum investimento "no exterior" rsrs. Sei que tem alguns blogs brazucas por aí que ensinam como investir fora mas, por enquanto, não me interessa

      A parcela "internacional" da minha carteira é de produtos diversos negociados em corretoras brasileiras vinculados a índices internacionais. Metade desse montante também está exposta ao dólar.

      Tem sido suficiente para diversificação até agora.

      Também vou te incluir no blogroll.

      Abraço!

      Excluir
  2. Jardineiro! Corta essas taxas bancárias o quanto antes, para não deixar essa arvore crescer haha

    E, parabéns pela parte da doação, isso é algo que todos nós aqui da blogsfera deveríamos fazer, como forma de agradecimento as boas coisas que a vida nos proporciona...

    ResponderExcluir

Postar um comentário