ATUALIZAÇÃO PATRIMONAL MARÇO/2023

Sexagésima segunda atualização patrimonial do blog.


PATRIMÔNIO

MARÇO/2023:

Conta Corrente.........R$ 1.991,81

Poupança..............R$ 45.838,45

Fundos...............R$ 141.940,09

Renda Fixa...........R$ 303.849,36

Previdência..........R$ 458.563,02

Renda Variável........R$ 28.125,16

Internacional.........R$ 43.608,86

PATR. FINANCEIRO...R$ 1.023.916,75

Imóvel...............R$ 500.000,00 (estimado)

PATR. TOTAL........R$ 1.523.916,75

Pela primeira vez meu patrimônio financeiro ultrapassa a barreira do um milhão de reais. Agora é oficial, tenho mais de um milhão em investimentos. Estive muito próximo disso em dezembro de 2020 mas no mês seguinte comprei uma casa e imobilizei parte considerável do meu patrimônio.

O que isso muda? Posso ser um investidor qualificado, segundo as regras da CVM, passando a ter acesso a outros produtos. Vou conversar com meu assessor de investimentos.

No mais, não muda nada. Continuo indo trabalhar de ônibus todos os dias, não tenho carro, moro em um apartamento (até grande para minhas necessidades) em um prédio velho, compro roupas apenas em lojas populares, meu computador é uma carroça comprada nas Casas Bahia, meu celular já tem três anos e nem penso em trocá-lo. Confesso que acho isso tudo muito divertido.


INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Estou em 53,31% da minha meta móvel de independência financeira.


RETROSPECTIVA (até onde este blog alcança)

Em março de 2022, meu patrimônio era de R$ 1.300.733,48.

Em março de 2021, meu patrimônio era de R$ 1.101.240,85.

Em março de 2020, meu patrimônio era de R$ 767.803,26.

Em março de 2019, meu patrimônio era de R$ 639.000,00.

Em março de 2018, meu patrimônio era de R$ 500.000,00.

Em cinco anos eu consegui um aumento patrimonial de um milhão de reais. Nada mal. Vendo essa evolução eu fico contente.

Gostaria de pensar que estou vendo a bola de neve acontecendo, mas, sendo sincero, acho que esse aumento expressivo teve muito mais a ver com disciplina nos aportes (e uma inflação maior do que o esperado) do que com bom retorno do montante investido, aquele aumento automático do patrimônio que a gente costuma chamar de "bola de neve".

Comentários

  1. Parabéns. As pessoas no geral preferem parecer ricas, do que ser ricas de verdade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela marca. Disciplina no aporte e disciplina em se manter focado no objetivo, para não cair na onda do "eu mereço"...
    Abs chavão.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, amigo! Te acompanho aqui faz algum tempo e gosto muito das publicações.

    Poderias compartilhar com o que trabalha? Pergunto isso porque dado os aumentos mês a mês e até anuais, parece que você consegue poupar bastante, certo? Então imagino que trabalhe com algo que dê bastante dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Muito bom saber que tem quem acompanhe este blog.

      Eu nunca comentei muito sobre trabalho por aqui. Primeiro, por uma questão de privacidade. Segundo, porque minha trajetória é um tanto errante e já mudou várias vezes. Atualmente, sou da área jurídica. Trabalho em uma empresa de grande porte e como professor universitário. Meus aumentos de remuneração ao longo dos anos têm ocorrido mais pelo acúmulo de funções do que por valorização, infelizmente.

      Excluir

Postar um comentário