ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL DEZEMBRO/2023, BALANÇO ANUAL E METAS

Septuagésima primeira atualização patrimonial do blog.


PATRIMÔNIO

DEZEMBRO/2023:

Conta Corrente.........R$ 2.405,33

Poupança.............R$ 113.080,32

Fundos...............R$ 189.048,29

Renda Fixa...........R$ 317.440,15

Previdência..........R$ 555.565,48

Renda Variável........R$ 35.073,66

Internacional.........R$ 48.978,41

PATR. FINANCEIRO...R$ 1.261.591,64

Imóvel (estimado)....R$ 515.000,00

PATR. TOTAL........R$ 1.776.591,64


INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Estou em 58,54% da meta de independência financeira.


BALANÇO

Um excelente ano financeiro. Iniciei com um patrimônio total de R$ 1.442.562,31 e termino com um aumento de mais de trezentos mil reais (cerca de 23%). O "efeito bola de neve" fica óbvio: o incremento patrimonial total foi significativamente maior do que todo o salário que recebi ao longo do ano.

Ainda assim, os aportes de dinheiro novo ainda são fundamentais. Consegui uma taxa de poupança de mais de 70%. Ainda preciso revisar esses números e entender os meus gastos anuais porque eu não esperava conseguir guardar uma parcela tão grande dos meus rendimentos depois de ter casado e ter filhos. Acho que também do ponto de vista dos gastos foi um ano excepcional.

Atualizei o valor do meu imóvel em 3% para fins de balanço patrimonial depois de dois anos. É o valor total que efetivamente gastei na aquisição considerando também as despesas documentais e o declarado no imposto de renda. Acho que é uma atualização conservadora e que retrata melhor o valor do ativo.

Em maio, previ que meu índice pessoal de independência financeira ficaria estagnado em 54% até o final do ano. A rentabilidade acima do esperado afastou a estagnação e me permitiu continuar evoluindo um pouquinho.


METAS

Embora eu tenha desistido de traçar metas muito rígidas há alguns anos, vou estabelecer - quase a título de brincadeira - duas metas financeiras para o ano de 2024: patrimônio total superior a 2 milhões de reais e índice de independência financeira acima de 70%. Com um pouco de sorte e disciplina, são dois objetivos factíveis.

Comentários

  1. Um excelente ano financeiro, de fato. Também recebi mais em juros do que em salário esse ano e também considero os aportes fundamentais. Talvez eles se tornem irrelevantes quando forem 0,2% do patrimônio, até lá sigo aportando com gosto.
    Realmente aportar 70% casado e com filhos é de bater palmas, só posso inferir que sua esposa é daquelas que ajuda a remar e não daquelas que tenta afundar o barco.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mulher não consegue poupar quase nada do salário, mas ao menos dividimos as despesas de casa. É uma questão a ser pensada no dia em que eu decidir parar de trabalhar, porque, a princípio, ela deverá continuar, o que pode levar a alguns conflitos (por exemplo, a cidade onde moraremos). Por ora, as coisas vão bem como estão e não tenho muito do que me queixar porque ela tem renda própria, não depende de mim para gastos próprios e nem puxa o orçamento conjunto para cima com despesas desnecessárias. Como diz o ditado, "muito ajuda quem não atrapalha".

      Excluir
  2. Parabéns pelos resultados! Realmente uma impressionante taxa de poupança dada a sua situação de ter filho. Com a sua frugalidade, acredito que o seu caminho para a independência está muito bem trilhado. Desejo um 2024 epicurista para você e família!

    ResponderExcluir
  3. Jardineiro, há algum posto contando toda a tua evolução de patrimônio até hoje? Em termos de valor aportado, rentabilidade etc? Caso não, estás a quanto tempo nessa empreitada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o levantamento mais próximo disso foi o fechamento de janeiro de 2022: https://jardimepicurista.blogspot.com/2022/02/atualizacao-patrimonial-janeiro2022-e.html
      Comecei a juntar dinheiro de forma consciente e pensando em constituir patrimônio em 2010, mas nessa época eu ainda ganhava pouco mais de um salário mínimo e a evolução era muito lenta.
      Nunca fiz uma análise da rentabilidade no período, mas sei que sempre fiquei muito próximo ao CDI, algumas vezes um pouco acima, outras um pouco abaixo.
      Acredito que o maior acerto tenha sido o esforço que eu fiz para aumentar minha renda de salário ao mesmo tempo em que tentei manter o estilo de vida de quando eu ganhava pouco até quando foi possível.

      Excluir

Postar um comentário