ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL ABRIL/18: R$506.000,00 (+R$6.000,00/+1,2%)


RESUMO: terceira postagem de atualização patrimonial do blog. Minhas despesas mensais continuaram na média, embora eu ainda as considere altas e pense em reduzi-las. Os rendimentos das aplicações financeiras foram praticamente nulos. Tive um incremento patrimonial de R$ 6.000,00 ou 1,2%. Os valores seguem arredondados por uma questão de privacidade.

DESPESAS

ALIMENTAÇÃO...R$ 800,00
MORADIA.....R$ 2.500,00
EDUCAÇÃO......R$ 600,00
SAÚDE.........R$ 600,00
TRANSPORTE....R$ 300,00
DOAÇÃO......R$ 1.400,00
LAZER..........R$ 50,00
TOTAL........R$ 6250,00

Minhas despesas referem-se aos gastos mensais de um casal sem filhos vivendo em uma área central de uma capital. Os gastos comuns são divididos com minha esposa proporcionalmente ao salário de cada um. Os valores acima dizem respeito apenas à minha parcela na contribuição (que é muito superior à da minha esposa).

Pelo meu histórico, minhas despesas mensais ficam sempre próximas aos R$ 6 mil reais, salvo meses com gastos extraordinários. É em cima desse valor que pretendo trabalhar para diminuir o custo de vida. Por enquanto, uma boa parte de despesas é fixa e só poderia ser modificada com um planejamento de médio prazo. É o que está no horizonte para os próximos meses.

PATRIMÔNIO

NOVOS APORTES +R$ 5.500,00

POUPANÇA.....R$ 22.000,00
CDB.........R$ 106.000,00
T. DIRETO...R$ 210.000,00
COE..........R$ 30.000,00
FUNDOS.......R$ 70.000,00
AÇÕES........R$ 29.000,00
DEBÊNTURE.....R$ 9.000,00
PREVIDÊNCIA..R$ 30.000,00

TOTAL.......R$ 506.000,00

Os aportes de dinheiro novo garantiram o crescimento patrimonial já que o rendimento da carteira foi de, aproximadamente, 0,1%, valor que certamente será inferior à inflação do período. Ou seja, perda real no mês de abril.

A renda fixa vem perdendo força, como já esperado. Meus investimentos em outras áreas continuam claudicantes e fecharam o mês no negativo. Sigo bastante insatisfeito com a rentabilidade e estudando (e testando) novas opções de investimentos.

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Estou a 23,08% da independência financeira.

Esse número é a porcentagem do meu patrimônio atual em comparação com o montante necessário para a independência financeira. A meta total é de 25 vezes os meus gastos nos últimos 12 meses, conta que leva em consideração a regra da taxa segura de retirada de 4% ao ano.

Este mês foi um passo atrás, já que a meta da independência financeira ficou mais distante. Nada, porém, muito longe dos percalços inevitáveis que já eram esperado. Ainda penso que é realista a meta fixada de alcançar os 28% até o final de 2018 e os 100% daqui a, mais ou menos, 12 a 15 anos.

Comentários

  1. Parabéns pelo patrimônio JE. A insatisfação da rentabilidade é a mola propulsora para investimentos mais sábios no futuro. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala JE!

    Muito bom, ótimo patrimônio!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá JE,

    Não conhecia seu blog. Parabéns pelo patrimônio, por sinal já está bem grande.
    Adicionei você na minha lista de blogs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Belo rendimento mensal de >1%.Parabéns. Fiquei em 0,7% em Abril. Abcs

    ResponderExcluir
  5. Ola Jardineiro! Muito interessante seus posts! Não conhecia Epícuro, vou estudar!
    Te adicionei no meu blogroll!

    Sucesso em suas metas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário