ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL JUNHO/18: R$517.000,00 (+R$18.000,00/+3,61%)

RESUMO: quinta postagem de atualização patrimonial do blog. Em termos de rentabilidade, o mês de junho não foi muito melhor do que o péssimo maio. Reforcei os aportes para compensar. O patrimônio aumentou um total de R$ 18.000,00, sendo R$ 17.000,00 de dinheiro novo e apenas R$ 1.000,00 de rentabilidade, o que significa meros 0,2%. Os valores seguem arredondados por uma questão de privacidade.

DESPESAS
ALIMENTAÇÃO...R$ 800,00
MORADIA.....R$ 2.500,00
EDUCAÇÃO....R$ 1.000,00
SAÚDE.........R$ 500,00
TRANSPORTE....R$ 200,00
DOAÇÃO......R$ 1.400,00
LAZER.........R$ 700,00
TOTAL.......R$ 7.100,00

Minhas despesas referem-se aos gastos mensais de um casal sem filhos vivendo em uma área central de uma capital. Os gastos comuns são divididos com minha esposa proporcionalmente ao salário de cada um. Os valores acima dizem respeito apenas à minha parcela na contribuição (que é muito superior à da minha esposa).

De excepcional no mês, gastos com viagens em maio que repercutiram também em junho e cursos que foram necessários mas não estavam dentro do planejamento. Os demais gastos dentro do esperado e do histórico, embora eu ainda não tenha desistido de diminuí-los.

PATRIMÔNIO

NOVOS APORTES +R$ 17.000,00
POUPANÇA.....R$ 19.000,00
RENDA FIXA..R$ 304.000,00
PREVIDÊNCIA..R$ 31.000,00
OUTROS......R$ 163.000,00
TOTAL.......R$ 517.000,00

A minha alocação de recursos está sendo revista e radicalmente transformada. Devo encerrar esses processo de nova conformação da carteira ainda no mês de julho e, assim, o novo fechamento virá com informações mais precisas.

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Abandonei o índice de independência financeira que vinha utilizando porque não era coerente com minha situação patrimonial e expectativas de aposentadoria. Acho necessário criar um novo para servir de escala do percurso. Espero tê-lo elaborado para o próximo fechamento.

Comentários

  1. Fala JE!

    Grande aporte. Realmente junho foi outra mês ruim, mas vamos seguindo firme na luta.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Epicurista, faz um tempinho q não posto aqui, tinha esquecido, mas te add no blogroll.
    Fiquei curioso sobre o novo índice para a IF.
    Eu tenho repensado aqui e refletido que a média anual de proventos é uma medida bastante interessante, se o objetivo for manter o principal até o fim dos dias.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, FPI! Tenho refletido melhor e chegado à conclusão de que o índice que vinha usando é, sim, bastante adequado. Nos próximos dias posto a atualização de julho e decido, mas provavelmente devo manter a fórmula e mudar os fatores. Isto é, a matemática continua a mesma mas vou reformular o que chamo de patrimônio para a IF e o que considero como minha média de gastos.

      Excluir

Postar um comentário