ATUALIZAÇÃO PATRIMONIAL MARÇO/20: R$767.803,26

RESUMO: Vigésima sexta atualização patrimonial do blog e algumas palavras sobre o coronavírus.


DESPESAS

ALIMENTAÇÃO...R$ 1.241,27
MORADIA.......R$ 3.105,45
EDUCAÇÃO......R$ 1.074,88
SAÚDE...........R$ 654,70
TRANSPORTE......R$ 220,83
DOAÇÃO........R$ 1.500,00
LAZER............R$ 44,90
OUTROS..........R$ 285,56
TOTAL.........R$ 8.127,59


PATRIMÔNIO

LIQUIDEZ DIÁRIA.........R$ 85.658,26
PREVIDÊNCIA............R$ 161.398,84
RENDA FIXA.............R$ 245.151,93
FUNDOS MULTIMERCADOS...R$ 119.149,13
RENDA VARIÁVEL..........R$ 98.537,26
INTERNACIONAL...........R$ 57.907,84
TOTAL..................R$ 767.803,26
RENTABILIDADE DA CARTEIRA.....-7,94%


INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Estou em 33% da meta de independência financeira.


O tombo foi - e está sendo - grande.

Ao menos por ora, no entanto, não estou temendo pela minha vida financeira. Tenho uma boa reserva e meus rendimentos estarão, em boa parte, preservados no curto para médio prazo.

Fiz alguns ajustes nos gastos, inclusive reforçando as doações - um trabalho de formiguinha.

As perspectivas de longo prazo, porém, são completamente nebulosas. Não é possível vislumbrar nada do que ocorrerá nos próximos meses e anos, principalmente por conta do presidente - e de uma parcela significativa da população brasileira - com óbvios sintomas psicóticos. O impacto na economia, seja pelo isolamento, seja pelo colapso do sistema financeiro, vai ser grande e, a comparar a proposta brasileira para mitigar os efeitos da crise (2,5% do PIB) com a de outros países (11% nos EUA, 17% no Reino Unido, 17% na Espanha, 12% na Alemanha, 13% na França), a recuperação por aqui vai ser mais lenta - ou mesmo inexistente -, e o tipo de convulsão social que pode acontecer é terreno ainda inexplorado.

Por isso, estou reforçando a minha liquidez e, se não vendi, também não pretendo aproveitar essa suposta liquidação no mercado de ações até as perspectivas melhorarem.

No mais, por mais que o mundo dos investimentos às vezes nos pareça a realidade da natureza ou uma dádiva de Deus, não vivemos atomizados mas em uma sociedade construída pelos nossos antepassados. É a preservação / reconstrução desse sistema que está em questão agora. Assim, acreditem na ciência e, podendo, fiquem em casa.

Comentários